O APETITE SEXUAL FEMININO PODE SER MELHORADO

HIPERTIREOIDISMO SUBCLÍNICO EM IDOSOS É PRATICAMENTE ASSINTOMÁTICO

5 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: HORMÔNIOS DO APETITE PODEM PREVER A RECUPERAÇÃO DO PESO APÓS TRATAMENTO PARA OBESIDADE

(SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE INTRA-TORÁCICA, ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, VISCERAL, CENTRAL, DIABETES, SÍNDROME METABÓLICA).

Muitas pessoas obesas que emagrecem ficam frustradas porque voltam a ganhar peso logo após tê-los eliminado com tratamento. De acordo com novos estudos os níveis de hormônios do apetite no organismo antes do tratamento podem servir como um preditor de recuperação do peso após o tratamento. O tratamento de obesidade pode ser eficiente por um curto espaço de tempo, mas com o tempo a manutenção do peso alcançado com o tratamento não tem muito sucesso. Os estudos efetuados induzem a pensar de que forma os hormônios do apetite grelina (produzido no estômago) e a leptina (produzido pelo adipócito) afetam o ganho novamente de peso após sua eliminação com tratamento. 
Este conhecimento pode ser usado como uma ferramenta para garantir o sucesso da manutenção do peso após eliminá-lo com tratamento. Neste estudo, foram medidos o peso corporal, a grelina plasmática em jejum, a leptina e a insulina antes durante e após a dieta. Os indivíduos com altos níveis plasmáticos de leptina e baixos níveis de grelina antes de se submeterem a dieta, eram mais propensos a voltar a engordar após o controle dietético, portanto estes níveis hormonais podem servir de biomarcadores para prever os resultados dos tratamentos de obesidade. Acreditamos que esta pesquisa é relevante, sobretudo em termos clínicos, uma vez que pode indicar que o tratamento da obesidade pode ser pré-condicionado. Além disto, estes achados podem fornecer aos endocrinologistas uma ferramenta que indica que a personalização do tratamento para perda de peso é a melhor conduta profissional para perda de peso, nos quais o primeiro alvo a serem analisados seriam os níveis de hormônios relacionados ao apetite, ou seja, a grelina e a leptina, antes do início do tratamento convencional.


Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 


Como Saber Mais:
1.O tratamento de obesidade deve ser personalizado de acordo com as características de cada indivíduo...
http://controladaobesidade.blogspot.com

2.Os hormônios do apetite interferem na recuperação do peso após o tratamento para emagrecer...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3.A obesidade infanto-juvenil compromete o crescimento da criança...
http://obesidadeinfantojuvenil.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO

DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 

Referências Bibliográficas:
Ana Crujeiras, PhD, of Compejo Hospitalario Universitario de Santiago in Spain and lead author of the study Estíbaliz Goyenechea, Itziar Abete and J. Alfredo Martínez of the University of Navarra in Spain; Mary Lage, Marcos Carreira and Felipe Casanueva of Compejo Hospitalario Universitario de Santiago in Spain.Centro de Investigación Biomédica en Red de la Fisiopatología de la Obesidad y Nutrición (CIBERobn), an Instituto de Salud Carlos III. The Endocrine Society’s Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM). 









Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              



Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17